Curiosidades sobre o leite

  • Por que o leite é branco?
O leite é branco porque é composto da emulsão de gorduras em uma solução rica em proteínas, açúcares, sais minerais, enzimas e vitaminas.
  •  Por que quando o leite está fora da geladeira ele estraga?
O leite estraga rapidamente porque a temperatura ambiente é o melhor meio para o desenvolvimento dos microrganismos. Quando deixamos o leite fora da geladeira, ele "azeda": este fenômeno é o resultado da fermentação do leite pelas bactérias que produzem acido lático. A alteração do pH do leite promove a coagulação de muitas de suas proteínas, gerando a separação de fases, ou seja, o leite fica coalhado.
  • Quais a diferença entre o leite pasteurizado e o leite longa vida?
A grande diferença entre o leite pasteurizado e o longa vida esta na superioridade do valor nutricional do leite pasteurizado.
De todos os tratamentos térmicos existentes na industrialização do leite, a pasteurização é a que menos altera a sua composição natural (vitaminas B1, B2, B6, B9, B12 e C, sais minerais e proteínas) além de manter os lactobacilos vivos. È por isso que o leite pasteurizado é considerado o leite natural mais nutritivo depois do leite materno.
Além de tudo, o leite pasteurizado é o único leite que não pode sofrer adição de produtos químicos. Consumidores de todo o mundo estão em busca de produtos naturais.


 
  • Quais os benefícios e os malefícios do leite?
Em suma, o leite é uma das melhores fontes de cálcio e energia, além de conter proteínas de alto valor biológico. 
Quando usado de forma adequada, é anti-hipertensivo (já que o cálcio ajuda a controlar a pressão), e teria efeito reidratante após exercícios, segundo a revista “British Journal of Nutrition”. Outro estudo mostrou que ele proporciona maior crescimento muscular em comparação com uma bebida de proteína de soja pois o efeito na massa muscular é associado à boa qualidade dos seus aminoácidos. 
Alguns estudos, na maioria epidemiológicos (avaliam a relação entre os hábitos alimentares e a incidência de doenças na população), associam o consumo de leite à redução de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, câncer no intestino e obesidade. Mas o mecanismo pelo qual o leite propiciaria esses benefícios ainda não está totalmente esclarecido.
Contudo, como qualquer nutriente, em excesso é prejudicial. Já que o abuso de cálcio, por exemplo, pode formar cálculos renais.



Bem, se você quer mais, clique aqui e veja algumas receitas que você pode fazer com o leite.

Comentários

Postagens mais visitadas