Conheça um teclado chinês e descubra uma das vantagens de ser brasileiro
A maior dificuldade enfrentada pelos chineses atualmente é conseguir fazer um teclado que consiga produzir o maior número possível de ideogramas, e que ainda possa usar os caracteres do alfabeto latino, predominantes nas culturas ocidentais e, portanto, na internet. Para resolver o enigma, algumas soluções foram pensadas:
O método Cangjie
Cada tecla recebe um símbolo que é chamado de “radical” ou “raiz”. Existem 24 desses radicais e a partir deles você pode formar outros sub-radicais e formando praticamente todos os ideogramas. Para uni-los você deve pressionar os botões ao mesmo tempo.
Na verdade esse método é apenas o mais famoso dos chamados “Shape-based methods” (Métodos baseados na forma). Existem vários outros, cada um adaptado para uma região, contexto e língua diferente.
O método Hanyu Pinyin
É uma espécie de adaptação da escrita chinesa ao estilo ocidental, baseada em critérios fonéticos. Em sua transposição para os teclados, ele exige que o usuário digite o modo como a palavra é pronunciada para fazer com que o símbolo correto apareça. Esse método foi criado baseado nos símbolos fonéticos internacionais ou IPA.
Existem softwares que facilitam o método Pinyin, fazendo com que ele fique parecido com os dicionários de celular: você começa a digitar uma palavra e o programa, baseado no contexto e nas suas preferências, dá uma lista de possíveis complementos. A primeira imagem deste artigo é um exemplo de um modelo híbrido entre os dois métodos.
Efeito colateral
Um efeito colateral sentido pelos chineses que usam esses métodos facilitadores de digitação é que eles estão esquecendo as formas tradicionais de escrita. Estudiosos mais conservadores temem que isso possa levar à extinção do sistema de ideogramas, que é tão característico da cultura chinesa. Alguma semelhança com a nossa situação?
Porém, algumas pessoas acreditam que os teclados podem, na verdade, ajudar: há relatos de pessoas que afirmam usar o celular ou computador como método de consulta no caso de esquecimento de algum símbolo mais problemático.
.....
Então, a próxima vez que você reclamar que uma palavra como “perspicaz” ou “agência” é difícil de digitar, pense nos internautas chineses e em todas as complicações que eles têm para aprender a usar os diferentes sistemas de digitação e colocar na tela as suas ideias.
Comentários