Entendendo os símbolos

Em nosso dia-a-dia nos deparamos com os mais variados símbolos, os quais tendem a facilitar a comunicação através da rápida compreensão que nos oferecem.
Apesar de todos conhecermos esses símbolos, poucos sabem quando, onde e por que eles surgiram. Por isso vamos falar sobre suas origens:

USB
usb
Ispirando-se no tridente de Netuno, deus do mar, desenhistas criaram este símbolo como parte das especificações do USB (Uni em sua primeira versão 1.0. Certifica-se que ao invés dos três triângulos nas pontas das lanças, utilizaram apenas um triângulo, uma caixa e um círculo, permitindo a compressão dos diferentes tipos de periféricos que poderiam ser conectados.

Bluetooth
06-bluetooth
O bluetooth ganhou esse símbolo devido a uma homengaem feita para um Rei da Dinamarca chamado Harald Blatand, o qual teve seus dentes manchados de azul após ingerir um fruto. Sendo assim a origem do símbolo se deve ao fato de Harald ter tido a atitude de unir diversos povos, o que se assemelha ao objetivo do Bluetooth de permitir compartilhamentos e aumentar ainda mais a proximidade entre as pessoas.

Power
power-3354
Esse símbolo representa, no sistema binário, os números "0" e "1", o primeiro significando desligado e o segundo ligado, dando a idéia de um círculo cortado por um traço. Foi criado em 1973, pela International Electrotechnical Commission.

Firewire
firewire-GORPAKI

 Criado na década de 90, por desingers da Apple, esse símbolo foi desenvolvido com três pontas para que representassem os possíveis tipos de conexões: vídeo, áudio e transmissão de dados.

Arroba
Arroba


Criado na década de 90, por designers da Apple, esse símbolo foi desenvolvido com três pontas para que representassem os possíveis tipos de conexões: vídeo, áudio e transmissão de dados.

Isso é bem interessante. Nos primórdios do correio eletrônico, quando você queria mandar uma mensagem, era necessário escrever um destino, exatamente como se faz hoje, mas antigamente o endereço era escrito todo junto. Quem quisesse mandar o email tinha que escrever o nome da pessoa e o nome do computador, por exemplo: diegomartinsminiluaservidor.
Isso era um incômodo, então resolveram separar o nome de usuário do computador. Na época, o teclado disponível era um ASR 33 Teletype (imagem abaixo). Tomlinson, que era o responsável por escrever o código do programa de email, olhou para seu teclado e pensou: “Qual desses símbolos ninguém vai usar em seu nome de usuário?”
A resposta vocês já conhecem, porém mal sabia ele que estava criando um dos maiores símbolos que o mundo já viu e marcando seu nome na história da internet.

Fonte: Minilua.com

Comentários

Postagens mais visitadas