A frase de Napoleão é normalmente traduzida de duas maneiras: “Jamais interrompa o seu adversário quando ele estiver cometendo um erro” e “Nunca interrompa um inimigo enquanto ele estiver no processo de auto-destruição”. Ainda que uma seja mais um pouquinho pesada que a outra, o significado é o mesmo. Mas será que Napoleão realmente disse isto?
Considerando que o imperador viveu entre 1769 e 1821, fica difícil ter uma prova exata, mas a frase foi atribuída a ele pela primeira vez no livro Revolução Francesa, publicado em 1836, então muito provavelmente é verdade. Eis o trecho que está escrito lá:
“‘Neste caso’, disse Napoleão, ‘vamos aguardar vinte minutos; quando o inimigo está executando um movimento em falso, nós devemos ter o cuidado de não interrompê-lo”.
E a frase foi evoluindo e se adaptando ao longo dos séculos até se tornar o que é hoje.
De acordo com o livro, Napoleão soltou essa frase em 1805 durante uma batalha – e aí pode ser a Batalha de Trafalgar, a Batalha de Austerlitz ou qualquer outra batalha menor, visto que o baixinho lançou os seus exércitos para todos os lados naquela época.
Comentários