Os filmes da Sessão da Tarde estão batendo recordes de reprises. De quem é a culpa, da Globo ou do MJ?

Ao longo desse ano, venho anotando todos os filmes que a Rede Globo exibiu na Sessão da Tarde. E para a minha não tão grande surpresa, apenas constatei o que eu e milhões de telespectadores já sabiam: “Os filmes estão sendo reprisados mais de uma vez, em menos de um ano”, fato incontestável.

Homens de Preto, Loucuras na Idade Média, High School Musical, A Filha do Presidente, Jorge o Rei da Floresta, Robôs, Voando Alto, Peter Pan, O Diário da Princesa... O que esses filmes tem em comum? Todos eles e muitos outros foram exibido duas vezes nesse ano.

Muita gente acha e até crucifica a Rede Globo por está exibindo sempre os mesmo filmes, por pura falta de criatividade na programação, sendo que têm muitos filmes clássicos que a emissora sempre exibiam, porém, nunca mais foram ao ar. Como por exemplo:

Duro de Matar, Robocop, Rambo, O Exterminador do Futuro, Edward mãos de Tesoura, Comando para Matar, Um dia de Fúria, Passageiro 57 e muito mais. Agora eu pergunto: Por que a Globo não exibi mais esses filmes?

Certamente a resposta mais óbvia é: Por causa da Classificação Indicativa! Isso mesmo, graças essa classificação indicativa, nenhuma emissora aberta pode exibir filmes cuja sua classificação seja para maiores de 14 anos, a não ser após às 20h. Sem alternativa, a emissora se viu obrigada a se adequar e exibir apenas filmes tem tenham a classificação de livre para maiores de 12 anos.

Alguns do filmes mais reprisados na Sessão da Tarde da rede Globo

Esses são apenas alguns filme que bateram recordes de reprises na Sessão da Tarde da Rede Globo.


Agora pra que isso? Que eu saiba a classificação indicativa foi criada apenas para alertar os telespectadores, pelo menos aqueles mais exigentes. Com tudo, venho percebendo que não é de hoje que essas classificações criadas pelo Ministério da Justiça têm apenas um intuito, de censurar a programação da tv.

Enquanto nos nossos telejornais só se houve falar de Ministros, Deputados e Senadores sendo afastados, demitidos e exonerados dos seus cargos, por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, entre outras falcatruas. Esse mesmo governo, ainda tem a audácia de argumentar que a Classificação Indicativa foi criada para diminuir o conteúdo que possa ser inadequado para determinadas idades.

Enquanto os nossos exemplares deputados e senadores criaram uma lei para impedir que crianças e pré-adolescentes não vejam na Sessão da Tarde um cyborg estourando a perna de um inimigo, impedir que menores de 14 anos vejam Charles Bronson matando duas dúzias de traficantes no bairro mais violento da cidade, entre outros casos. Os nossos governantes estão dando um grande exemplo de como desviar dinheiro do contribuinte.

Resumindo o assunto: Essa classificação indicativa foi criada apenas para tampar o sol com a peneira. Já escrevi em outra matéria e volto a repetir: “É o que eu sempre digo, quem deve impor limites ou censurar a programação da tv perante os filhos são os Pais e não cabe o governo ficar regulando a programação da tv”.

Em pleno século 21, ainda há censura televisiva nesse país! Em julho, fui ver o filme “Transformers 3 – O lado Oculto da Lua”, cuja classificação era de 10 anos. Porém, eu vi os pais com seus filhos com menos de 10 anos na mesma sala que eu para ver o filme. Inclusive eu até ouvi um dos lanterninhas achando estranho os pais levando os filhos para ver um filme com classificação para maiores de 10 anos.

Agora eu pergunto: Se os pais levam seus filhos para ver um filme de ficção cientifica nos cinemas, pra que essa classificação?

Graças a classificação indicativa criado pelo Ministério da Justiça, centenas de filmes deixaram de ser exibidos na Sessão da Tarde, como por exemplo: Comando para Matar, Um Dia de Fúria, Passageiro 57, Rambo, Braddock, Edward Mãos de Tesoura e muitíssimo mais

Graças a classificação indicativa criado pelo Ministério da Justiça, centenas de filmes deixaram de ser exibidos na Sessão da Tarde, como por exemplo: Comando para Matar, Um Dia de Fúria, Passageiro 57, Rambo, Braddock, Edward Mãos de Tesoura e muitíssimo mais.


Aí eu respondo: Essa classificação foi criada no intuito de mostrar aos pais e responsáveis que aquele filme é recomendado para maiores de 10 anos. Agora, se os pais levaram seus filhos que têm menos de 10 anos para ver um filme, é porque os pais sabem que os seus filhos já estão aptos para verem esse filme.

Era assim que deveria ser a função da classificação indicativa na tv aberta. O governo classifica e os pais é que são os responsáveis de censurarem ou permitirem que seus filhos vejam o programa, que aquela emissora vai exibir em questão. Mais o que estamos presenciado é a censura na cara de pau.

O Ministério da Justiça classifica a programação e ainda determina em qual horário aquele filme, aquele desenho, aquela série deve ser exibida. Como eu disse antes, isso é censura moderna. Até quando vamos ter que tolerar essa palhaçada?

 

extraído do: Informativo Nosso Bairot

Texto de: João Batista e Fernanda Cristina

Comentários

Postagens mais visitadas