Problemas envolvendo o ENEM 2011
Procurador pede anulação do Enem 2011 por suposto vazamento de questões antes da prova
O procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho irá recomendar formalmente que o MEC (Ministério da Educação) anule o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. Segundo o procurador, treze questões do exame aplicado no último final de semana eram cópias idênticas de perguntas que caíram em simulado de um colégio de Fortaleza. "Quando digo idêntica não é equivalência de conteúdo, é uma cópia, uma fotografia mesmo", afirmou.
Costa Filho foi procurado por estudantes que ficaram sabendo do caso em uma publicação na rede social Facebook. As fotos supostamente seriam de apostilas do Colégio Christus e foram postadas pelo perfil de Caio Cipriano. As imagens não possuem identificação do colégio aplicador e nem da data do simulado. O diretor do colégio Christus informou que até o final da tarde a instituição irá publicar uma nota oficial sobre o caso.
Segundo o UOL apurou, nove questões são realmente idênticas nas duas provas, uma tem conteúdo parecido e as outras não possuem relação com o exame. O MEC informou que já acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Se for comprovada a fraude, os estudantes do colégio podem ser desclassificados do Exame e poderão fazer novas provas no mesmo dia que o Enem será aplicado aos presos. A direção da escola pode ser responsabilizada pelo vazamento. Para o procurador, o fato das folhas não terem data e identificação não anula a acusação. "Isso é vazamento de conteúdo e vazamento viola a igualddae do processo e consequentemente impõe a anulação do concurso. O Inep tem que se pronunciar sobre isso. Se ele não anular o exame, nós vamos para a justiça ", disse Costa Filho. "Dessa vez, nós não necessitamos de apuração de fatos, as provas são documentais, são contituídas e os fatos são incontroversos. A prova objetivamente foi violada, a investigação será para saber como isso aconteceu e identificar os responsáveis", afirmou o procurador.Enem 2011
O Enem foi aplicado no último final de semana, com alguns incidentes de falha de fiscalização. Um colaborador do UOL conseguiu tirar fotos de dentro de sala de aula em Fortaleza no primeiro dia de prova, o que era proibido pelo MEC. Os fiscais não o interromperam em momento algum e o profissional estava devidamente identificado.
Também no sábado, um repórter do jornal "O Estado de São Paulo" foi convocado em frente a um local de provas na capital paulista para ser fiscal, mesmo com a presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Malvina Tuttman, tendo prometido que os ficais seriam exaustivamente treinados.
No domingo, o jornal O Globo, em seu site, divulgou o tema da redação do Enem 2011 ("Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado") às 13h59. Um repórter do jornal conseguiu burlar a segurança do exame e enviar o tema para a redação por meio de torpedo. Questionado, o MEC (MInistério da Educação) afirmou que o fato não configura quebra de sigilo da prova, uma vez que o tema foi divulgado depois de o início da mesma. Para o MEC, o fato não configura falha na segurança.
Houve, também, casos de alunos que foram retirados de sala por estarem tuitando: oito no sábado, três neste domingo.
Um estudante postou um álbum no Facebook com imagens de um suposto simulado aplicado por um colégio de Fortaleza que teria questões idênticas ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. Logo após a publicação, vários estudantes passaram a comentar o caso, atribuindo o simulado ao colégio Christus. A descrição do álbum é a seguinte: "Cada caderninho tem 24 questões. Isso foi o suficiente pro colégio acertar tantas".
Segundo o procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho, foram treze questões do simulado que caíram no Enem. "No primeiro dia, caderno amarelo, foram as questões 34,33, 32, 87, 46, 50, 74, 57. Nos segundo dia, também caderno amarelo, foram as perguntas113, 180,141, 173, 154", disse o procurador.
Logo após publicar o álbum, o estudante divulgou a seguinte mensagem na rede social: "Gente, eu sei que é revoltante, é uma das provas mais importantes da nossa vida. Mas cuidado com as palavras, muito aluno do colégio recebeu isso e acertou as questões merecidamente. Vamos esperar também por um esclarecimento da escola antes de fazer julgamentos". Segundo o UOL apurou, nove questões são realmente idênticas nas duas provas, uma tem conteúdo parecido e as outras não possuem relação com o exame. O MEC informou que já acionou a Polícia Federal para investigar o caso. Se for comprovada a fraude, os estudantes do colégio podem ser desclassificados do Exame e poderão fazer novas provas no mesmo dia que o Enem será aplicado aos presos. A direção da escola pode ser responsabilizada pelo vazamento.
Costa Filho irá recomendar formalmente que o MEC (Ministério da Educação) anule o Enem. "Isso é vazamento de conteúdo e vazamento viola a igualddae do processo e consequentemente impõe a anulação do concurso. O Inep tem que se pronunciar sobre isso. Se ele não anular o exame, nós vamos para a justiça ", disse o procurador.
Questões vazaram de pré-teste do Enem 2011
As questões a que alunos de uma escola do Ceará tiveram acesso antes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 vazaram do pré-teste aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), apurou o UOL Educação nesta quarta-feira (26). O MEC (MInistério da Educação) confirma que testes prévios do Enem foram feitos no Colégio Christus, em Fortaleza, em outubro do ano passado.
Os itens deste simulado foram colocados em redes sociais na internet por estudantes na noite de terça-feira (25). Após a divulgação, o MEC (Ministério da Educação) confirmou que pelo menos nove questões eram idênticas às aplicadas no último final de semana.
Pré-teste
Segundo o MEC, o colégio fazia parte da amostra de escolas que participaram da chamada calibragem de itens do exame -- nesta etapa do processo, o Inep/MEC aplica algumas questões a alunos de todo o Brasil para "classificá-las" em relação ao nível de difidiculdade. São sorteadas escolas de três grupos (com baixo, médio e alto desempenho). No caso, o Colégio Christus foi sorteada como uma instituição de alto nível.
O MEC aplicou 384 testes (16 cadernos com 24 questões) nesse grupo amostral de que a escola faz parte. Após a aplicação do pré-teste, os cadernos de prova são retornados ao Inep e são incinerados. Segundo o órgão, todos os cadernos de pré-teste da calibragem de outubro de 2010 foram devolvidos e queimados.
O Inep tem controle dos cadernos de pré-teste que são aplicados. Em outras ocasiões, o próprio órgão já retirou do banco de itens questões pré-testadas que não foram devolvidas. Quando elas voltam para o Inep, caem em um banco unificado de questões.
Banco de questões
Segundo o diretor do colégio, Davi Rocha, “não é possível afirmar” que as questões saíram do banco de questões do MEC, mas que “imagina que tenha”. De acordo com ele, o Christus não teve acesso ao pré-teste, somente alguns estudantes –e que eles podem ter colocado os itens no banco do colégio. Rocha disse que os alunos são “colaboradores” do colégio para a formulação de questões. “Nosso banco de questões é formado por diversos colaboradores” afirmou.
O governo estuda anular a prova dos mais de 600 alunos do colégio e reaplicá-las em breve. O MEC também anunciou que pediu à Polícia Federal que investigue o suposto vazamento das questões.
O Colégio Christus divulgou uma nota na tarde desta quarta em que reitera que os próprios alunos que fizeram o pré-teste podem ter sugerido as questões que foram parar no material da escola. A instituição diz ser “impossível que mantivesse qualquer tipo de contato prévio com o exame [Enem]”. (Veja íntegra da nota publicada)
Em relação à redação proposta pelo o colégio (sobre “redes sociais”, o mesmo do Enem 2011), a nota afirma que a escolha do tema “decorreu de uma avaliação contextual, mediante pesquisas e consultas a diversas fontes”. O Christius diz, ainda, que sua redação focou-se na “capacidade das redes na mobilização popular” e, a do Enem, nos “limites entre o público e privado nas relações interpessoais”.
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