Como montar o cubo mágico

Quando você manuseia o cubo, você gira suas CAMADAS,  porém, o objetivo é tornar suas FACES homogêneas. 
São 26 pequenos cubos externos, e um cubo 'invisível' em seu  interior que, na verdade, é o mecanismo  que permite que os cubos externos se movam.  São  8  cubos de canto, com 3 cores, 12 cubos de borda, com 2 cores e 6 cubos centrais com apenas uma cor.

Os cubos centrais são fixos entre si, de forma que, se você possuir o Cubo Mágico original, o cubo central azul será sempre oposto ao verde, o amarelo ao branco e o vermelho ao laranja. A cor do cubo central determina a cor de sua face.

Durante este método de resolução serão utlizados os termos exemplificados na imagem abaixo para identificar as faces e as camadas do cubo, sempre tomando como referência o cubo na posição ilustrada


Normalmente é relativamente fácil posicionar os cubos de borda da face superior.
Você precisará de 2 ou 3 movimentos.

O meio mais  fácil  é  primeiramente  colocar  o  cubo  de  borda  na  camada  inferior
abaixo do seu lugar, girando a camada do meio e a camada oposta a qual o cubo
deve  ficar. Depois mover  o  cubo  de  borda  para  a  camada  superior,  e voltar as camadas que você  moveu.  Posicione  novamente a camada superior, pois
provavelmente ela girou.

Você  deverá  usar  a  seqüência  TROCADORA DE BORDAS  ou  a  TROCADORA
DE BORDAS COM INVERSÃO. Considere um cubo na camada do meio. As cores
dos  dois  cubos  centrais  adjacentes  determinam  as  cores  do  cubo  de  borda. Os
cubos pertencentes à camada mediana devem estar na própria camada do meio
ou na inferior.

Se você pretende também inverter a orientação do cubo, use a seqüência
TROCADORA DE BORDAS COM INVERSÃO.




Orientações

2.1. Se o cubo de borda da camada mediana já estiver em seu lugar, porém, com
orientação errada, mova-o para a camada  inferior depois retorne-o ao  seu  lugar
com a orientação correta  utilizando as seqüências  trocadoras de borda
adequadas.

2.2. No caso de o cubo de borda estar a um  passo de sua posição correta, na
camada  do meio,  use  uma  vez  a  seqüência  TROCADORA  DE  BORDAS, ou a
seqüência  TROCADORA DE BORDAS COM INVERSÃO, de acordo com a
orientação desejada.



Para  completar  este  passo,  use  uma  das  duas  seqüências  TROCADORAS  DE
BORDA. Não se esqueça de que você deve posicionar os quatro cubos de borda
inferiores trabalhando apenas na camada inferior.

Primeiramente verifique se pode posicionar um ou mais cubos apenas girando a
camada inferior.



Orientações

3.1. O cubo de borda que você deseja posicionar está numa posição próxima. Use
uma vez a seqüência TROCADORA DE BORDA adequada lembrando sempre de
segurar o cubo como indicado nos procedimentos da seqüência.

3.2. Se o cubo estiver na posição oposta à correta, utilize duas vezes a seqüência
TROCADORA DE BORDA adequada.

Se você seguiu corretamente os procedimentos anteriores, seu cubo deve possuir
uma  cruz  em  cada  uma de suas  faces. Isso não impede que alguns cubos  de
canto já estejam em seus lugares e com orientação correta das cores.
4º Passo
Posicionar os cubos de canto sem se preocupar com sua orientação.

A seqüência TROCADORA DE CANTOS o ajudará nessa tarefa.


À cada seqüência, reposicione o cubo mágico de movo que a face que contém os
cubos a serem trocados esteja voltada para cima.

Chegado neste ponto, seu cubo deve estar com os oito cubos de canto em seus
devidos  lugares, estando alguns  já  com a orientação  correta das  cores e outros
ainda errados.


5º Passo

Corrigir as cores dos cubos de canto.

Use a seqüência GIRADORA DE CANTOS PARA DIREITA ou a GIRADORA DE
CANTOS  PARA  ESQUERDA.  A  seqüência  giradora  de  cantos  para  direita
rotaciona, no lugar, um cubo de canto, em sentido horário, e força o próximo cubo
a girar no  sentido anti-horário. A a  seqüência giradora de  cantos para esquerda
faz o oposto.

Oberve  que  executando  uma  das  seqüências  em  dobro,  equivale  a  executar  a
outra seqüência. Isso permite que você decore apenas quatro seqüências em vez
de cinco.



Agora você deve avançar passo a passo, corrigindo os cubos de canto. Escolha
aleatoriamente ou comece após um cubo já com orientação correta.

Orientações
 5.1.  Se  apenas  um  dos  cubos  rotacionados  for  corrigido,  aplique  a  seqüência
GIRADORA DE CANTOS correta no cubo que permaneceu errado.

5.2.  Se  dois  cubos  opostos  estiverem  mal  orientados,  porém  os  outros  cubos
dessa  camada  estiverem  corretos,  use  a  seqüência  GIRADORA  DE  CANTOS
correta em um cubo errado e um certo.  Isso  fará com que  fiquem os dois cubos
com orientação errada próximos. Use de novo uma das seqüência para corrigi-los.

Se  restarem  apenas  dois  cubos  próximos  errados,  eles  devem  se  corrigir  com
apenas  uma  seqüência  giradora  de  cantos.  Feito  isso  seu  cubo mágico  estará
solucionado!

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