Dieta para engordar bebê

Seu bebê está com baixo peso? Confira dicas do que introduzir na dieta para que ele aumente de peso de maneira saudável e rápida.


Bebê comendo papinhaAs necessidades nutricionais de um bebê logo no início de sua vida e até os seis meses são supridas pelo leite materno ou por fórmulas especiais de leite fortificado. Após isso, é indicado acrescentar alguns alimentos complementares ao leite materno, adequando assim a dieta do seu bebê.
Durante todo esse período é essencial leva-lo ao pediatra com frequência, pois assim ele irá anotar o peso e a altura do pequeno, acompanhando assim o seu desenvolvimento. E, caso o seu filho esteja com baixo peso, confira algumas dicas para introduzir na dieta para engordar o bebê.

Dê leite materno e leite fortificado

Bebê mamandoAté os seis meses de vida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam que até o sexto mês de vida o bebê deva ser alimentado exclusivamente do leite materno. Porém, caso o seu bebê esteja abaixo do peso o ideal é introduzir na alimentação o leite fortificado e enriquecido com ferro, que ajudam o bebê a engordar.

Introduza novos alimentos

Bebê comendo brócolisA partir dos seis meses de idade é hora de introduzir na dieta de seu bebê novos alimentos, afinal de contas ele tem novas necessidades, por isso, introduza alimentos como leite integral, iogurte, sopas cremosas, ovos cozidos, leguminosas, feijão, carne vermelha e branca, vagem, lentilha, batata, massas, mandioca, mandioquinha, água, batata doce, suco de laranja, maçã, mamão e pera. Esses alimentos oferecem ao bebê mais nutrientes e ajuda a engordá-lo.

Sugestão de dieta para engordar bebê

Bebê comendoConfira um cardápio completo que irá ajudar o seu bebê a ganhar peso.

Café da manhã

Na parte da manhã o ideal é amamentar o bebê com leite materno ou com leite fortificado.
Dê bastante água e suco de frutas.

Lanche

Neste momento o ideal é dar uma fruta raspada ou amassada como maçã, pera e banana.

Almoço

No almoço é hora de dar papinha feita com macarrão, mandioquinha, abobrinha, carne moída, lentilha, feijão, batata, abóbora, frango e alface. Tudo deve ser batido ou amassado.

Lanche da tarde

Opte por amamenta-lo e ainda intercalar com frutas e sucos.

Jantar

Na hora do jantar dê papinha feita com legumes e verduras e suco de frutas.
Não é preciso fazer com que seu bebê fique aparentemente gordinho, pois alimentação saudável não é sinal de “dobrinhas”, por isso, o ideal é introduzir alimentos saudáveis na dieta de seu bebê, pois assim saberá que ele está sendo bem nutrido. Lembre-se de visitar e pedir informações ao pediatra.

Comentários

Postagens mais visitadas