Por que o Windows 8 pode ser o melhor Windows já produzido?

Novidades visam ampliar desempenho, eficiência e extensão. Entenda como a Microsoft vai oferecer um sistema ainda mais evoluído.

O lançamento do Windows 8 está próximo e, com o sistema quase pronto, a desenvolvedora está mostrando resultados e melhorias. Segundo postagem no blog Building Windows 8, da rede MSDN, as mudanças não se resumem apenas à remoção da interface Aero Glass ou a alterações no Windows Explorer.

 

O foco do novo Windows é oferecer uma experiência aprimorada em entretenimento. Assim, a Microsoft investiu em recursos que melhoram a performance, a usabilidade e a praticidade. Isso quer dizer que o sistema já vem com codecs embutidos, suporte aprimorado para hardware e novidades que vão garantir bons resultados no cotidiano.

Processamento avançado, economia garantida

A primeira comparação realizada pelo Building Windows 8 visa exibir a melhoria do sistema no uso do processador durante a reprodução de vídeos. São três cenários: decodificação de arquivo WMV, processamento de filme com codec H.264 e pré-visualização de webcam.

 

Como você pôde ver, o Windows 8 é capaz de realizar as tarefas usando muito pouco do processador. O melhor resultado é para exibição de imagens de webcam, em que o sistema requisitou apenas 8% da CPU, enquanto o Windows 7 necessitou de 27% do poder do chip.
Segundo a postagem oficial, esses resultados serão possíveis apenas em computadores com hardware certificado, mas as melhorias devem garantir rapidez e economia de energia. A mesma técnica utilizada para acelerar a execução de vídeos também será aplicada no processamento de arquivos de áudio.
Quanto à economia de energia, a Microsoft informa que o Windows 8 vai deixar o processador dormindo por um bom tempo, visto que o processamento de arquivos será realizado em grandes lotes — com buffers maiores. Assim, a CPU precisa demandar poder por um tempo prolongado, mas depois pode reduzir o consumo de energia, aumentando a autonomia.

Contornando problemas de atraso

A ideia de utilizar grandes lotes de dados é interessante, mas a própria Microsoft informa que o recurso não é ideal para todas as ocasiões. No caso de videochamadas, por exemplo, é necessário executar tudo de forma rápida, com baixas latências. E, pelo que foi informado no blog da MSDN, o Windows 8 traz uma série de melhorias para se adaptar às situações.
Existe um padrão em telecomunicações que especifica a latência máxima que uma chamada com vídeo pode atingir. O valor de 145 ms é utilizado para que as pessoas não sintam problemas de atraso nas chamadas. Usando essa métrica, o blog Building Windows 8 mediu os resultados do sistema. Detalhe: os valores incluem atraso de captura, de codificação e de rede.

 

Como você pôde conferir nas colunas vermelhas, o Windows 8 trabalha muito bem até com chamadas de vídeo em 1080p, conseguindo atender ao padrão americano — linha verde no gráfico. As colunas azuis servem como base de referência, mas, na verdade, são valores que indicam as latências na hora de reprodução comum de vídeos.

Muitos codecs a bordo!

Uma das preocupações da Microsoft diz respeito à experiência multimídia com o novo sistema. Pensando nisso, a desenvolvedora incluiu o suporte nativo para alguns formatos de vídeos. Isso não quer dizer que você estará livre da instalação de programas adicionais, pois o Windows 8 não suporta mídias codificadas com MKV, FLAC e outros. Confira a tabela:


Você pode estar sentindo falta de alguns codecs e extensões importantes. Contudo, como explicado no Building Windows 8, alguns formatos atuais (como o Divx, o Xvid e o MOV) podem ser executados perfeitamente no sistema, visto que são baseados no formato MPEG-4.
Esses tipos de vídeos poderão ser reproduzidos com facilidades em apps que usem a interface Metro. Vale ressaltar que muitos clipes vão requisitar aceleração por hardware. Isso pode ser ruim para quem não possui componentes compatíveis, porém a medida visa beneficiar a experiência geral, pois os clipes serão reproduzidos de forma rápida e com boa qualidade.

Filmes na web

No Brasil, a distribuição de filmes digitais ainda é bem tímida, porém em outras nações ela já está bem difundida. O Windows 8 trará recursos para melhorar a reprodução dos vídeos, como o streaming com taxa de amostragem adaptável. E o que é isso? É um adicional que regula a qualidade do vídeo conforme o estado da conexão e o ponto de reprodução.
Basicamente, quando você inicia a reprodução, a qualidade pode ser reduzida para que o sistema realize um armazenamento prolongado do arquivo. Da mesma forma, o software verifica o sinal da sua conexão com a internet e altera a taxa de amostragem caso a rede esteja lenta. Essas medidas garantem a reprodução contínua e a melhor qualidade possível.
O Windows 8 também vai trazer uma nova ferramenta para garantir a proteção do conteúdo. O PlayReady é uma tecnologia que vai verificar a autenticidade de arquivos baixados e reproduzidos nos serviços parceiros da Microsoft. Pode não ser um grande benefício para os consumidores, todavia, significa que você vai ter certeza de que seus arquivos são legítimos.


Como a web está migrando para o HTML5, o Windows 8 já vem preparado para reprodução de vídeos diretamente no Internet Explorer 10. O sistema traz um player de vídeo moderno e recheado de recursos. Segundo as informações oficiais, é possível ativar legendas e reproduzir diferentes faixas de áudio.

Áudio, câmera e 3D

Há uma novidade do Windows 8 que pode ser interessante para quem passa o dia escutando música e navegando no YouTube. O sistema trará um recurso para alternar entre as faixas de áudio em reprodução, ou seja, quando você apertar o play na web, o som do Windows Media Player será pausado. Como isso não é útil para todos, é possível escolher as situações em que a ação deve ocorrer de forma automática.


Outro diferencial do sistema está na reprodução de arquivos capturados com câmeras e filmadoras. O Windows 8 foi programado para trabalhar com metadados em arquivos MP4, ASF, WMV e outros. Você pode capturar vídeos no tablet e no smartphone em qualquer posição e o sistema vai identificar a orientação correta — ou seja, não é preciso virar a cabeça ou o monitor.

Por fim, vale frisar que o novo sistema da Microsoft trará suporte para a reprodução de clipes 3D. Não que as atuais versões do Windows não façam isso, contudo, vale salientar que tal característica será nativa e depende apenas de um chip compatível com o DirectX 10. O Windows 8 pode trabalhar com diferentes técnicas de vídeo tridimensional.

Em breve!

São muitos recursos, mas o sistema deve surpreender ainda mais. O Windows 8 ainda tem  cartas na manga, porém a Microsoft vem liberando informações aos poucos. Claro, todas as novidades você confere aqui, no AHORADANET. Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas