O terrível Touro de Fálaris
Reza a lenda que Fálaris de Agrigento era um impiedoso e influente homem de sua época, o qual não possuía escrúpulos e amava ver o sofrimento alheio, tanto que perdeu alguns dos seus dias pensando em uma máquina capaz de criar um sofrimento jamais antes visto.
Assim ele criou o Touro de Bronze, que era belo de se admirar, mas terrível em seu uso. Para construir tal máquina ele contratou Perilo de Atenas, que criou um belo touro de bronze, que ficaria na própria sala de jantar do tirano.
Por fora o touro parecia apenas uma escultura de bronze, mas por dentro era feito para causar sofrimento. Dentro dele cabia exatamente uma pessoa, que ficava deitava, com a boca em um cano, que quando soprado fazia emitir o som de um touro, como se fosse um berrante.
Por ser feito de bronze ele conduzia muito bem o calor, por isso quando a pessoa que devia ser morta era colocada e trancada dentro dele, uma fogueira era acessa, assim ela queimava lá dentro e tendo que respirar o ar de sua própria pele queimada.
Dizem que Fálaris deixava o touro em sua sala de jantar e matava pessoas enquanto comia com os convidados, para que o cheiro de pele humana não infestasse a sala, eram colocadas ervas dentro do touro.
Conta-se que Perilo, que criou a obra, foi morto por ela, pois quando demonstrava para Fálaris ele mandou tranca-lo dentro do touro e ateou fogo, pois queria ter certeza que ele iria funcionar perfeitamente.
Esse é o Touro de Fálaris ou Touro de Bronze, como é conhecido em alguns lugares, um das ferramentas de tortura mais terrível de todos os tempos.
FONTE: minilua.com
Comentários