A origem da língua inglesa americana
Poucos sabem a quantidade de mudanças que ocorreram com o inglês, o idioma mais falado do mundo, no decorrer de sua história.
O inglês é a principal língua do mundo e isso aconteceu graças à grande influência do Reino Unido desde o século XVIII. Para se ter uma ideia, literalmente o sol nunca se punha no Império Britânico, pois sua extensão era tanta que sempre era dia em algum de seus territórios pertencentes. O inglês é aprendido como segunda língua em quase todo o planeta e se tornou o idioma oficial da União Europeia, das Nações Unidas e em muitas outras organizações mundiais. A seguir, veremos algumas informações a respeito da propagação e da origem da língua inglesa americana.
A língua inglesa antiga
A língua inglesa média
Duas invasões foram responsáveis pelas maiores transformações da história do idioma inglês. A primeira feita por falantes da linha linguística germânica setentrional, que começaram a dominação do norte das Ilhas Britânicas no século VIII. A segunda foi por falantes do chamado normando antigo, uma língua românica. Com a agregação, foi criado então o anglo-normando que passou para anglo-francês. Os dois eventos foram importantíssimos por terem provido ao inglês o chamado alargamento do léxico, que possibilitou incorporação de diversas palavras de outras línguas.A língua inglesa moderna
O idioma, como todos, vive constantes adaptações e mudanças. Conhecer a história de uma língua é essencial para compreendermos seu papel na sociedade e quem sabe, intuir algumas futuras adaptações.
Comentários