Como fazer crescer cristais de fosfato de amônio



Imagem: http://chemistry.about.com/od/crystalrecipes/ht/ammoniumphos.htm

O Fosfato de monoamônio, também podendo ser chamado de (Fosfato monoamônico, Monofostato de Amônio) é um dos produtos químicos que podem ser incluídos na lista de cristais que podem ser produzidos por crescimento, porque são seguros e praticamente à prova de falhas para a produção de uma massa de cristais rapidamente. 
O produto químico puro produz cristais claros, mas você pode adicionar um corante alimentar para obter a cor que você desejar.

Tempo necessário: um dia






Veja como:

Junte seis colheres de sopa de fosfato monoamônio em 1/2 xícara de água muito quente em um recipiente transparente. 

Adicionar corante alimentar, se desejar.

Agita-se até que o pó estaja completamente dissolvido. Coloque o recipiente num local onde não será perturbado - (fator importante).

Dentro de um dia, você terá uma cama, cristais finos que cobrem o fundo do copo ou então um punhado de grandes cristais individuais. 

Dicas:
Para grandes cristais, arrefecer a solução lentamente até ela alcançar à temperatura ambiente.

Se você deseja um único cristal grande, você pode escolher um pequeno cristal e colocá-lo em uma  solução de crescimento  e usar este 'cristal semente' para crescer um único grande cristal.

Outras Dicas:

Se o pó não se dissolver completamente, isso significa que a água provavelmente deveria ter sido mais quente. Pode-se aquecer novamente, lentamente.
O fosfato monoamônio, NH4 • H2PO4 , cristaliza em prismas quadráticos. O produto químico é utilizado na alimentação animal, fertilizantes de plantas, e é encontrado em alguns extintores químicos secos.

Cuidados:
Este produto químico pode provocar irritação e coceira. Se você derramar sobre a pele, lave-a com água. A inalação do pó pode levar a tosse e dor de garganta. Monofostato de Amônio não é tóxico, mas não é comestível.

Informações Técnicas:
DENOMINAÇÃO QUÍMICA: Fosfato monoamônico, Monofostato de Amônio.
FÓRMULA: (NH4) H2PO4
CARACTERÍSTICA: Sólido branco, inodoro.
APLICAÇÕES: Utilizado em fertilizantes, para soluções de nutrientes em plantas, na fabricação de leveduras, como aditivo alimentício, entre outros.
MANUSEIO E ESTOCAGEM: Armazenar em local limpo e seco, com temperatura ambiente.
RISCOS À SAÚDE: Não apresenta.
CLASSIFICAÇÃO: Produto classificado como não perigoso para fins de transportes.

Extraído do site: http://chemistry.about.com/od/crystalrecipes/ht/ammoniumphos.htm

Para maiores informações sobre esta atividade experimental click no link abaixo:
http://www.seara.ufc.br/sugestoes/fisica/espec1.htm

Comentários

Postagens mais visitadas