Por que os olhos incham quando choramos?
As lágrimas são como soluções salinas secretadas por glândulas (lacrimais) próximas dos olhos. No dia-a-dia este líquido tem a importante função de lubrificar nossos olhos evitando o ressecamento e protegendo contra micróbios.
Durante o choro, a lágrima liberada é diferente daquela de lubrificação diária: ela é menos salgada. Quando choramos nossos olhos são inundados por uma lágrima menos salina e isso causa uma incompatibilidade com os fluidos mais salgados do olho e do resto do corpo. Isso é um resultado do líquido mais salgado dos nossos olhos “atraírem” as lágrimas emocionais. Os tecidos em torno dos olhos se tornam inchados por essa água, causando o inchaço nos olhos. Chorando, os músculos dos olhos e da face enrijecem, aumentando o inchaço.
Os olhos podem tornar-se ainda mais irritados se esfregá-los enquanto estamos chorando, provocando vermelhidão e inchaço extra da pele delicada e fina. Nossos olhos são irrigados por muitos vasos sanguíneos minúsculos, normalmente, quase invisíveis na parte branca do olho. O “vermelhão” acontece quando o atrito de esfregar os olhos ou até mesmo a salinidade dilata (amplia) esses vasos tornando-os mais visíveis do que o normal.
Uma compressa fria pode ajudar a reduzir o inchaço, pois reduz a dilatação dos vasos sanguíneos (que causa vermelhidão) e também o inchaço dos tecidos em volta dos olhos.
Fonte: Diário de Biologia
Comentários