Quem inventou o pinguim de geladeira?
Uma decoração tradicional para a cozinha pede o clássico pinguim de geladeira. Esses bichinhos que enfeitam o eletrodoméstico têm uma história curiosa.
A tradição de colocar pinguins nas geladeiras vem de 1950, quando a marca de refrigeradores Kelvinator, empresa norte-americana, passou a entregar estatuetas de pinguins às vendedoras dos aparelhos.
A ideia da companhia americana era diferenciar as geladeiras. Isso porque na década de 50, os refrigeradores eram confundidos com armários nas lojas de artigos domésticos.
O objetivo da Kelvinator era mostrar para os consumidores quais eram as geladeiras. Assim, os pinguins eram deixados em cima dos eletrodomésticos e acabaram caindo no gosto dos clientes, que pediam para levar as estatuestas para a casa quando compravam uma geladeira.
Em 1996, a Kelvinator foi vendida à empresa sueca Electrolux, mas a tradição dos pinguins continua. Atualmente, em países de colonização inglesa, como Canadá, Austrália e África do Sul, é possível encontrar os famosos pinguins nas geladeiras.
Na Índia, a Electrolux passou a usar o pinguim como símbolo, com o slogan “The coolest one”, que significa “A mais gelada” ou “A mais legal”.
Comentários