Como descobrir as configurações do processador do seu computador.


http://static.zoom.com.br/content/Image/2012-march_july/PC%20Computador/TUDO-SOBRE-PROCESSADOR.jpg



Ao adquirir um novo computador, ou até mesmo aquele computador antigo as vezes nos deixa com a pulga atrás da orelha quando se fala em configurações específicas do processador. Sempre nos perguntamos se ele tem a velocidade, o barramento e a quantidade de memória cache prometidas. Aqui veremos algumas técnicas para acabar de vez com estas dúvidas e descobrir a verdadeira configuração do processador que possuimos.

No Windows 7 e no Windows Vista, através das propriedades do sistema, podemos ver facilmente o fabricante, o modelo e a velocidade do processador conforme mostrado na imagem abaixo. No caso um processador Intel Core 2 Quad Q9650 com velocidade de 3.0 GHz.


configurações do processador


Se você deseja descobri quantos núcleos o seu processador possui também é possível através do Windows 7 ou do Vista, através do gerenciador de dispositivos. Veja na imagem abaixo que no caso mostra um processador de 4 núcleos, onde cada núcleo possui a velocidade de 3.0 GHz.


processador de 4 núcleos


Veja agora o vídeo que mostra passo a passo como se chegar a estas informações sobre o processador.




Até agora foi mostrado a forma mais simples e prática de se obter informações sobre o processador do seu computador usando os recursos do próprio windows, mas se isso não é suficiente para você agora vou mostrar como se obter as mais diversas informações como a velocidade, quantidade de memória cache,  barramento além de outras informações sobre o seu processador. Para isso será necessário instalar um pequeno software chamado CPU-Z.
Então o primeiro passo é fazer o download e instalar em seu computador o software CPU-Z através do site oficial do desenvolvedor http://www.cpuid.com/cpuz.php
Após instalado, simplesmente execute o mesmo e você irá obter todas as informações, em tempo real, do seu processador e ainda mais informações como quantidade de  memória ram instalada em seu computador, informações sobre a placa mãe, informações sobre a placa de vídeo e etc. Veja abaixo a imagem do software CPU-Z em execução.

CPU-Z

O software é simples e fácil de usar, clique nas abas (CPU, Caches, Mainboard....) para obter as respectivas informações. Veja também o vídeo abaixo com algumas dicas do CPU-Z.

Comentários

Postagens mais visitadas