Como funcionam as armas de laser?
Todo bom filme de ficção científica adora colocar armas de lasers em suas cenas. E hoje em dia, nós vivemos na época onde essas coisas saíram das telas e estão fazendo parte da vida real. Mas como será que essas armas funcionam?
A luz
A luz é um dos grandes mistérios do Universo, porque até hoje a humanidade não sabe o que ela é realmente, se é uma onda ou uma partícula, pois ela se comporta como as duas coisas ao mesmo tempo. Contudo, nesse caso, vamos vê-la como uma onda.
A luz viaja a uma enorme velocidade, em forma de ondas com altos e baixos que vibram em várias frequências. A união dessas várias frequências geram a luz branca, que nós vemos vinda do Sol e das lâmpadas que usamos. E basicamente, a luz é energia se movendo, mas como ela vai para todos os lados, cheia de altos e baixos, sua energia acaba sendo dissipada no meio. E o que será que acontece quando nós centralizamos essa energia?
Lasers
Se você fosse um super humano ou talvez um robô, e olhasse para a luz que tem no seu quarto, veria uma quantidade gigantesca de ondas, frequências e cores, indo para todos os lados. Por isso a luz acaba se tornando fraca e não nos afetando, nem as coisas a nossa volta.
Porém quando pegamos todos esses feixes de luz, colocando-os em ordem, fazendo eles vibrarem na mesma frequência e concentrando tudo em um ponto pequeno, nós temos uma enorme energia direcionada e assim surge o laser.
Um perigo e um bem
Por ser uma arma com grande potencialidade, os lasers, cada vez mais, são explorados pelos exércitos mundo a fora, afinal eles são armas limpas, que só precisam de energia para funcionar e conseguem ser úteis para as mais diversas tarefas, desde paralisar pessoas até derrubar aviões.
Como o laser nada mais é que uma certa quantidade de luz concentrada em um ponto, sua força pode ser mudada. Ou seja, a mesma arma laser pode ser capaz de gerar apenas um certo calor na pele humana e, se sua potência fora alterada, ela também pode derrubar um avião.
Porém os lasers ainda tem seus problemas, pois é difícil dominar totalmente a luz e a quantidade de energia necessária para lasers poderosos são enormes, fazendo com que muitas vezes as armas sejam grandes e pesadas. Mas como tudo evolui, quem sabe no futuro poderemos deixar de lado as armas com pólvora e chumbo, e viveremos a época das armas a laser (e tomara que dos sabres de luz também)!
Fonte: Minilua
Comentários