Como terminar com a sua Namorada de forma legal


Parte Um: O que Não Fazer 

1. Não termine com a sua namorada através de uma mensagem, pelo telefone ou pelo e-mail. Isso é desrespeitoso e a sua futura-ex pode achar que você está sendo evasivo. Tenha a decência de fazer isso quando vocês estiverem à sós e cara-a-cara.
 
Você pode não realizar, mas existem benefícios em terminar um relacionamento pessoalmente. Desta forma, ambas as pessoas têm a chance de falar e refletir sobre a situação. Mesmo que seja mais difícil de fazer, com certeza causará menos drama, o que é uma coisa boa. 

2. Não coloque toda a culpa do rompimento sobre a outra pessoa. As coisas nunca são tão simples assim. Esteja preparado para discutir o relacionamento sem ficar apontando os dedos.

Você provavelmente pode encontrar coisas ruins sobre o seu relacionamento que foram causadas por você. Num esforço para ser justo, e não fazer a sua ex-namorada achar que ela é a responsável pelo fim do relacionamento, tenha certeza de mencionar coisas que você poderia ter mudado para torná-lo melhor.
 

Em alguns casos, a culpa será inteiramente da outra pessoa. Em casos assim, tudo bem dizer a verdade. Se a sua namorada te traiu, usou drogas, te manipulou ou está te desrespeitando cada vez mais, você pode colocar toda a culpa em cima das atitudes dela.

Em alguns casos, isso pode levar a uma discussão, então esteja preparado. O lado bom é que você está sendo honesto consigo próprio e com ela sobre por que o relacionamento não funcionou, deixando ambos com uma melhor chance de encontrar um amor duradouro mais pra frente. E isso não é o que vocês dois querem? 

3. Não dê falsas esperanças à sua ex. Se você não quer continuar a amizade, não deixe a porta aberta para esta possibilidade. Ache um jeito legal de dizer isso. Ao invés de dizer "E claro que eu não quero continuar a amizade depois!”, tente algo como “Você sabe que eu me importo com você. Mas eu apenas acho que não será saudável se nós dois continuássemos amigos logo depois do nosso rompimento. Quem sabe um dia, quando nós tivermos lidado com tudo isso, a gente possa retomar a nossa amizade."



4. Não seja fofoqueiro. Use a discrição quando for conversar com amigos em comum sobre o rompimento. Ficar se gabando ou fazendo fofoca pode magoar alguém que já está numa situação emocional difícil. Além disso, isso pode encorajar a sua ex a comentar coisas nada agradáveis sobre você, gerando um comportamento nada maduro.

 

Diga a seus amigos mais íntimos, mas não precisa tornar público o seu rompimento com pessoas conhecidas ou que você não conhece direito. É uma boa ideia contar para os seus amigos mais íntimos. Não é uma boa ideia dizer para todos que você conhece via Facebook ou para todas as garotas da escola que você e a sua ex viraram história. Isso só mostra o quão desesperado você está. 

5. Não seja pequeno. Ser “pequeno” pode ser difícil de definir, mas normalmente inclui coisas que você não gostaria que a sua ex fizesse com você caso ela terminasse com você. Essa é a regra de outro. Trate os outros como você gostaria de ser tratado. É uma excelente regra.
 
Não traia a sua namorada antes de terminar com ela. Se algo está surgindo entre você e outra garota, tenha a decência de esperar um pouco, avaliar os seus sentimentos e terminar com a sua namorada atual antes de se envolver com a outra. Vai causar uma melhor impressão na sua ex e vai fazer você se sentir melhor.


Não a trate mal logo antes do relacionamento terminar (melhor ainda, nunca a trate mal!). Se você ainda está num relacionamento, você deve algo a outra pessoa. Não é nada legal tratá-la como se o relacionamento já tivesse terminado quando ainda não terminou. Se você não tem vontade de tratá-la bem, dê a ela a chance de encontrar alguém que queira. 


Parte Dois: O que fazer 


1. Tente minimizar as dores. Não tem como escapar do fato que o rompimento vai magoar a outra pessoa. É como tirar um band-aid – se você tirar de vez, a dor passa mais rapidamente, mas se você tirar aos pouco, vai doer por mais tempo. Você pode ajudar a minimizar a dor de algumas formas:



 

Não seja distante. Mesmo se você não estiver a fim, ofereça um abraço e outros sinais de afeto se sua ex demonstra que precisa de um. Tranquilize-a e não seja egoísta. 
Ache o momento certo. Claro que nunca existe um momento perfeito, mas logo antes de uma festa, um teste, férias, etc...são péssimas escolhas. Tenha bastante tempo e tente fazê-lo quando ela não tenha nada muito importante logo depois. 
Resista a vontade de discutir. Quando alguém está sendo dispensado, existe uma boa chance que ela vai ficar zangada. Não alimente a sua raiva provocando, debatendo ou menosprezando-a. Ex-amantes normalmente dizem coisas que magoam quando estão discutindo. 

2. Esteja preparado para uma gama de emoções. Quando você finalmente terminar, você tem que estar preparado para qualquer coisa. Pode ser tristeza, raiva ou até indiferença. Tudo bem sentir qualquer uma ou todas essas emoções durante um rompimento. Se você tem vontade de demonstrar emoção, não a segure. Se a emoção não existir, qualquer que seja o motivo, não a force.
 
3. Dê a ela uma explicação honesta. É o mínimo que ela merce. Se você não consegue encontrar um motivo verdadeiro para explicar porque você não tem mais interesse no relacionamento, pense novamente; converse com um amigo. O motivo não precisa ser perfeito, mas precisa ser verdadeiro. Você deve isso a ela.

 

Mostre a ela que você pensou sobre o assunto e apresente fatos para apoiarem seus argumentos. Não seja agressivo nem defensivo. Quando estiver explicando os motivos para o rompimento, não fale sobre outros relacionamentos. O seu relacionamento é único e terminá-lo não tem nada a ver com compará-lo com qualquer outro. 
Fique o tempo que for necessário. Não saia correndo assim que você disser “Vamos terminar.”. Fique com ela enquanto ela está processando a informação e responda a qualquer pergunta que ela tenha. Se vocês ficam voltando para a mesma pergunta toda hora, diga a ela que você percebeu que isto está acontecendo. 



4. Tranquilize-a. Se for adequado, deixe ela saber porque você acha que ela seria uma ótima namorada para qualquer outra pessoa. Fale sobre os aspectos da personalidade dela que te atraíram no começo e que se mantiveram durante o relacionamento. Desta forma, ela não vai se sentir tão mal; pode até fazer bem para a auto-confiança dela, a qual provavelmente vai estar abalada depois do rompimento. 

5. Ofereça-se para conversar num outro momento se ela tiver perguntas. A não ser que você tenha decidido que é melhor vocês não se falaram após o rompimento, dê a ela a opção de conversarem quando a situação estiver mais calma. Isso vai dar tempo para vocês dois pensarem e pode deixá-la sentir que ela terá a oportunidade para desabar também.




Dicas

Não piore a situação mandando mensagens ou dando telefonemas desagradáveis. 
Não se sinta culpado em terminar com a sua namorada, se você tentar prolongar o relacionamento, as coisas só vão piorar. 
Ponha-se no lugar dela. Imagine como você se sentiria se alguém tivesse terminando com você. 
Nunca diga uma das frases clássicas de um rompimento : “Não é você, sou eu.” 
Tente perguntar para ela se ela ainda quer ser sua amiga, vocês podem começar uma grande amizade. 
Espere um tempo antes de arranjar uma outra namorada, especialmente se você sempre se encontra com a sua ex. 
Seguir essas regras vai tornar o processo menos doloroso para ambos vocês. Pode até gerar referências positivas a seu respeito no futuro. 


Avisos 


Não fale com elas por alguns dias logo após o rompimento. Depois de alguns dias, você pode ter vontade de saber como ela está para diminuir o seu sentimento de culpa e/ou para ver como ela está lidando com o rompimento. Isso normalmente não é bom pois pode lembrá-la do relacionamento que foi perdido sem permitir que ela vire a página. Lembre-se que a maioria das pessoas lidam com stress com raiva ou com depressão. A raiva é melhor pois permite que ela vire a página de forma mais saudável. Se você a ver com alguém, mantenha a cabeça fria pois é hora de ambos vocês virarem a página. 
Não importa o quão legal você seja, a dor ainda é a mesma, e ela vai te ressentir de qualquer jeito: caso você diga na lata ou caso você seja o mais legal que você possa ser.

Comentários

Postagens mais visitadas