Por que não pode haver velocidade maior que a da luz?

Segundo a Teoria da Relatividade, nenhum objeto é capaz de ultrapassar 1,08 bilhão de quilômetros por hora, que é a velocidade da luz no vácuo, isso porque todos os objetos ganham massa à medida que sua velocidade aumenta. Essa ideia parece muito absurda, mas se você pudesse correr a 1,07 bilhão de km/h (o que equivale a 99,9% da velocidade da luz, sua massa cresceria absurdamente (uma pessoa de 80 quilos passaria a ter quase 2 toneladas!). Isso acontece porque a energia e massa estão intimamente ligadas.



De acordo com Albert Einstein e sua fórmula E = MC2 (onde “E” significa energia e “M” massa), se a energia de algum objeto aumenta sua massa crescerá também, ou seja, quando alguma coisa aumenta de velocidade, ele ganhou mais energia também. Por causa do aumento da massa, fica mais difícil acelerar o objeto. Se algum objeto pudesse chegar a velocidade da luz, sua massa seria infinita. Nesse caso, seria necessário uma força igualmente infinita para acelerar o objeto; o problema é que nem mesmo todo o Universo possui tamanha energia.
E porque a luz pode alcançar essa velocidade? Simples, ela é capaz disso simplesmente por ela não possui massa, diferentemente de qualquer objeto conhecido.

Comentários

Postagens mais visitadas