Na Holanda, telhados secos durante inverno denunciam plantações de maconha
Para o cultivo de cannabis sativa, o nome científico da maconha, dentro de qualquer tipo de estrutura, é necessário manter sempre a temperatura do ambiente alta, para que a planta se desenvolva corretamente.
Na Holanda, produtores ilegais tiveram a “brilhante ideia” de montar estufas para o plantio da erva dentro de suas casas. Durante o inverno. Resultado: telhados estranhamente sem neve e um odor incomum exalando pela vizinhança.
Usando o Twitter, a polícia de uma cidade holandesa chamada Haarlem fez um apelo: “Não há neve no telhado do seu vizinho? Você pode denunciar fazendas de cannabis anonimamente”. A iniciativa foi criticada por alguns usuários da rede social, que afirmaram que pessoas que tenham um loft com aquecimento central, por exemplo, poderiam ser confundidas com criminosos.
Ainda assim, a ideia dos policiais parece ter sido muito melhor que a dos plantadores, já que depois do inverno se intensificar no país, várias prisões e apreensões foram feitas graças às denúncias anônimas.
Pegos no flagra
Entre as batidas que a polícia fez graças à ajuda da população estão: uma plantação com 88 mudas encontrada no quarto de uma casa na cidade de Zutphen; duas propriedades em Arnhem invadidas pelas autoridades, que fizeram diversas prisões; e o caso mais recente, que aconteceu na última segunda-feira (10), em que uma estufa com cerca de 500 mudas de canabis foi encontrada em Amersfoort.
A plantação, que deveria valer aproximadamente 50 mil euros (algo em torno de R$ 150 mil), foi destruída pela polícia e a “fazenda” foi desativada. Mais uma vez, o que entregou o lugar foi o telhado muito mais seco do que de todas as casas vizinhas.
Apenas para uso próprio
Na Holanda, o consumo de maconha é liberado por lei, mas há limites estritos para isso. Uma pessoa em local público só pode portar até 5 gramas da erva para consumo próprio e não pode cultivar mais do que cinco mudas da planta em casa, ou pode ser presa.
Comentários