20 curiosidades sobre a China que vão te deixar assustado

A China, o gigante asiático. Nos últimos 30 anos, a china tornou-se parceira comercial de muitas nações. Entrou para a Organização Mundial do Comércio em 2001 e aplicou reformas econômicas que fizeram seu PIB aumentar em 10 vezes. O PIB per capita, no entanto, compara-se ao de países em desenvolvimento, sendo menor inclusive que o do Brasil. Entre economia e outros temas, o Ultra te mostra hoje 20 fatos sobre a China que te deixaram chocado.
Eles reconstruíram em 6 dias uma estrada completamente destruída por um terremoto e foram os primeiros a realizarem um teletransporte quântico de uma distância significativa. Além disso, foram os responsáveis por inventos que transformaram a vida de pessoas no mundo todo como papel, bússola e o ábaco, avô da calculadora.
Mais do que disciplinados e avançados, nossos irmãos orientais têm outras características curiosas, próprias de sua cultura e economia que você vai conhecer agora. Dá uma olhada:

1- Duble para cumprir pena

dubles_corpo_prisao_chinesa_02
As pessoas ricas na China podem pagar dubles para cumprirem pena por elas na cadeia. Essa é uma prática comum. Eles têm até um ditado que diz que a América tem as regras da lei, e a China tem as regras das pessoas.

2- Maior economia

china64
A China superou recentemente os Estados Unidos se tornando a maior economia, mas esses dados referem-se apenas ao poder de compra da nação.

3- Movimento migratório

hongqiao-crowd
A China é o país mais populoso do mundo. A cada feriado do ano novo chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pra lá para visitarem parentes formando o maior movimento migratório do planeta.

4- Polícia desarmada

2013-05-29t053741z_12753108
Não só a polícia, claro. Ninguém na China usa armas. Mas isso porque o crime entre os civis praticamente inexiste. Deve ser porque eles são o país que mais executa prisioneiros no mundo. O pessoal deve preferir não se arriscar.

5- Poluição

poluicao-china-ar
Um estudo da Universidade da Califórnia apontou que a poluição na China está matando 4 mil pessoas por dia. Pra se ter ideia, mais de 3% da poluição do ar em San Francisco vai da China.

6- Sopa de ninho

ninho-de-passarinho
Uma das iguarias mais populares da China é uma sopa feita com ninhos comestíveis de pássaros.

7- Namorada de aluguel

ER7_RE_FB_ALUGA_NAMORADA_570kbps_2014-09-20377a09e3-b316-4728-a47a-5d63ed501d3a-thumb
Os chineses têm um website pelo qual você pode alugar uma namorada por uma semana. Até aí nada demais. A vantagem é que você gasta apenas 31 dólares.

8- A civilização mais antiga

164934836_4214424ca1
Alguns historiadores apontam o ano 6000 aC como aurora da civilização chinesa.

9- O alfabeto

ideogramas 1
Os chineses usam um conjunto de ideogramas. Os símbolos juntos não são considerados um alfabeto já que os ideogramas representam ideias e não apenas transcrevem fonemas.

10- Cidades fantasmas

Ordos
A China constrói cidades em massa apenas para gerar o crescimento das construtoras. O resultados são cidades inteiras inabitadas.

11-Biscoitos da Sorte

2v6mbhy1jk5b8gzzk44xt9nje
Os tradicionais biscoitos da sorte não foram inventados na China. Foram inventados por um funcionário da Key Huong Nudle Factory, em San Francisco, no ano de 1920.

12- Ping Pong

chinese-table-tennis
Ping Pong é um dos jogos mais populares da China, mas não foi inventado pelos chineses. Foi inventado na Grã-Bretanha onde é chamado de Tênis de Mesa.

13- Fuga de inteligência

china01r
De cada 10 estudantes chineses 7 se matriculam no exterior e nunca mais voltam a viver na China. O país no qual eles mais buscam residência acadêmica é os Estados Unidos.

14- Brad Pitt banido

brad-pitt-600
O governo chinês não gostou da forma como Dalai Lama e os soldados chineses foram retratados no filme “7 anos no Tibet” de 1997. Pitt, assim como o diretor do filme, passaram décadas sem voltar à China.

15- Pandas

111111114f27d93e-0
Os primeiros imperadores chineses mantinham pandas para afastarem maus espíritos e desastres naturais. Na China pandas também são considerados símbolos de força e bravura.

16- Engarrafamentos

ch-rodovias-vias-corrupcao
Em 2010, diversos veículos que se deslocavam de Pequim para Mongólia ficaram presos por quase 11 dias. O engarrafamento atingiu 60 milhas de comprimento.

17- Ugly Lady

18
Um cara na China processou a esposa por ser feia. Ela havia feito cirurgias plásticas antes de se casar. O homem não entendia porque seus filhos nasciam tão feios e resolveu investigar.

18- Soneca

800
As lojas de móveis na China deixam você relaxar e tirar um cochilo no mostruário.

19- Gatos

cat-china1
A exótica culinária chinesa não se limita a insetos, cães e ninhos comestíveis de aves. A província de Guandong consome quase 9 mil gatos por dia. É de entristecer qualquer amante dos animais.

20- Suicídio

suicidio_china_mat
A China é um dos países com maior incidência de suicídios no mundo. Isso faz com que as autoridades precisem contratar pescadores de corpos para limparem os rios.

Comentários

Postagens mais visitadas