DESCUBRA 12 CURIOSIDADES SOBRE O ORNITORRINCO

Ornitorrinco

Os monotremados são mamíferos da ordem Monotremata, que é dividida em duas famílias: a dos Ornithorhynchidae (dos ornitorrincos) e dos Tachyglossidae (das equidnas). Os animais dessas duas famílias são encontrados somente na Oceania.

O ornitorrinco é o mamífero mais curioso do mundo. Além de possuir bico de pato, ele bota ovos. É também um dos raros mamíferos venenosos.

Os ornitorrincos são animais únicos, sem variedade ou subespécies reconhecidas. Vivem especialmente na Austrália.

Outro bizarrice do ornitorrinco é que apesar de nascer com dentes, ele acaba perdendo-os na juventude. Isso ocorre porque o bico assume a função de triturar os alimentos.

Acredite se quiser, mas o ornitorrinco é capaz de comer ¼ de seu peso diariamente. Isso significa que um adulto de 4 quilos come 500 gramas por dia. Detalhe: a dieta dos ornitorrincos é bastante semelhante a dos peixes, ou seja, é baseada em invertebrados.

O ornitorrinco localiza o alimento através de um sexto sentido. Explicando melhor, ele capta as vibrações elétricos dos movimentos da sua presa, normalmente uma minhoca ou larva.

Os ornitorrincos possuem características tão atípicas que quando o primeiro espécime morto foi enviado para a Europa para ser empalhado, foi considerado um embuste. As pessoas não conseguiam acreditar na existência de um bicho com bico de pato e cauda de castor.

As fêmeas dos ornitorrincos não possuem glândulas mamárias, embora sejam esses animais mamíferos. O leite é liberado através de poros na pele e lambido pelos filhotes.

Somente os ornitorrincos machos são venenosos. Eles possuem esporões nas patas traseiras que injetam um veneno produzido nas coxas. O veneno não chega a matar um ser humano, mas provoca muita dor.

As equidnas são mamíferos parecidos com os ouriços, ou seja, tem o corpo todo coberto por pelagem em forma de espinhos. Graças à sua língua pegajosa, conseguem se alimentar de formigas e cupins.

Assim como o ornitorrinco, a equidna é um mamífero que bota ovos. Os filhotes são “guardados” numa espécie de bolsa do abdômen do animal, onde permanecem até adquirir independência da mãe.

A moeda de 5 centavos australiana possui em seu verso a imagem de uma equidna. Aliás, a equidna foi mascote das Olimpíadas de Sidney, ocorrida no ano 2 000.

Comentários

Postagens mais visitadas